Aqui a Cidadania vira jogo e quem ganha é o surdo

ilustração

A Causa dos Surdos não pode ser dissociada da Cidadania. Por essa razão o Projeto Surdo Cidadão desenvolveu o game Caminho da Cidadania. Nele o personagem surdo Lino Risp Risp é o protagonista de uma série de aventuras em busca de registros, certificados e certidões que lhe asseguram direitos civis. Partindo da certidão de nascimento, Lino vai conquistando, a cada nível, nos respectivos órgãos, seus documentos.

O primeiro passo é a certidão de vacina, no posto de saúde. Depois vem o diploma do ensino fundamental, junto à Secretaria de Educação. Depois se sucedem carteira de identidade, carteira de trabalho e título de eleitor. O game todo é jogado com o mouse e o personagem é conduzido por labirintos até seu objetivo. Se esbarrar nas laterais morre. Se chegar ao fim da etapa ganha o documento. É um game do nascimento à morte que se conclui com a certidão de óbito, neste caso dos pais do protagonista do game.

Todos os games podem ser acessados gratuitamente por aqui!

CANAIS DO PROJETO

Os Canais do Projeto Surdo Cidadão nas Redes Sociais e seus respectivos endereços são Facebook, YouTube, Twitter  e Instagram.

O público alvo do projeto são surdos jovens de ambos os sexos, educadores, profissionais liberais interessados (fonoaudiólogos, psicólogos, médicos), daí a opção pelas Redes Sociais, que são largamente acessadas por essas pessoas. A preferência dada ao Facebook deveu-se a ser a que mais usuários tem no Brasil, somado ao fato de ser uma mídia convergente (integra imagem, texto e vídeos) e também por ser o visual, o principal canal de percepção do surdo, totalmente contemplado por essa rede.

O Projeto Surdo Cidadão, iniciativa do Instituto Consultor Social, com o patrocínio da Petrobras, dentro de seu programa de responsabilidade socioambiental, promove a Cidadania do Surdo, por meio de vídeos, animações e jogos, focados especificamente para interpretar e aprofundar, da perspectiva da Cultura Surda, as principais questões que envolvem o Mundo do Trabalho para o Surdo.

cabeçalho grande libras