A Libras

LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros. É uma língua completa com todos os requisitos pertinentes como gramática, semântica atendendo a requisitos científicos. Reconhecida em 2002 como uma língua oficial no Brasil ela abriu a oportunidade que faltava para que pessoas surdas pudessem exercer seu direito de comunicar-se e se entendido.

A LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais não é universal, portanto cada país tem sua própria língua de sinais baseada no sue idioma. As comunidades surdas estão espalhadas pelo país, e como o Brasil é muito grande e diversificado, as pessoas possuem diferenças regionais em relação a hábitos alimentares, vestuários e situação socioeconômica, entre outras. Estes fatores geraram também algumas variações nos sinais da LIBRAS  nos estados brasileiros..

Pode ser aprendida por qualquer pessoa e como qualquer outro idioma exige dedicação e imersão na comunidade surda. Aprender a LIBRAS sem conhecer a cultura surda distancia o interprete do surdo e prejudica a  tradução das ideias. Diferente de outros idiomas é necessário expressar sentimentos durante a interpretação, condição essencial para dar contexto e sentimentos ao assunto tratado.