Os Surdos

Os Surdos constituem 3,2% da população brasileira ou aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros que pagam impostos, consomem, votam e querem ser votados; querem ter acesso à saúde, à educação e ao trabalho; enfim, querem e precisam ser produtivos. Para tal necessitam estar qualificados e terem líderes que os representem de forma digna, ética e legítima na sociedade.

É muito direta e objetiva a forma como se incluem cegos, cadeirantes e DMs no mercado de trabalho. Basta que sejam feitas rampas, banheiros adaptados, software de voz e horários de trabalho específicos para o público atendido. Não nos esqueçamos que estes, incluindo-se os “normais”, são todos ouvintes! Identificar uma pessoa com deficiência na rua é fácil, sua deficiência é observada visualmente.

Porém quando falamos do surdo, a tarefa fica um pouco mais difícil. É uma população talentosa, porém absolutamente estrangeira no seu país de origem.
Todas as pessoas com deficiência, exceto os surdos, usam a língua portuguesa, fonética, falada e isso lhes dá uma facilidade nos treinamentos e desenvolvimentos profissionais. Já os surdos não podem ser enquadrados da mesma forma. Precisam de uma única adaptação a lingüística: a Libras – Língua Brasileira de Sinais.

A LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais é um idioma que exige de 1 até 2 anos para ser apreendida e precisa ser utilizada. A LIBRAS tornou-se legal quando foi reconhecida como a segunda língua oficial no Brasil em 10 de abril de 2002, através da Lei Federal 10.436. Até então, legalmente os surdos tinham apenas a opção da oralização, que é possível, porém deixa uma defasagem de entendimento da mensagem de até 70%.

Os surdos no decorrer da história vêm sendo conduzidos como uma minoria sem condições de inserção social, aprendizado e convívio na sociedade. Privados da audição, eles usam a língua natural do homem, os gestos ou sinais. A população atual de surdos no Brasil está estimada em 15 milhões, o equivalente a um pequeno país. Contudo, é um país sem definição territorial e sem identidade – é uma cidadania sem origem geográfica, étnica ou social. Dentre todos os tipos de pessoas com deficiência. o surdo é o único que possui uma Cultura e necessita de uma língua diferente para comunicar-se na sociedade.
Privado da audição ele registra visualmente os sentimentos na expressão humana. Todas as pessoas que ouvem podem identificar através das entonações de voz sentimentos como amor, raiva, medo. Com o surdo isso acontece de forma diferente, ele identifica os sentimentos através da expressão do rosto.

Outro aspecto importante é que as empresas e a sociedade poderá perceber que a surdez não é algo que impossibilita uma pessoa, é apenas uma condição diferenciada de se comunicar que não altera em nada a capacidade e o brilhantismo da pessoa surda.
Dicas de Comunicação

Usar o termo surdo-mudo, não é correto.  Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial, e podem fazer muitos sons com a garganta, ao rir, e mesmo ao gestualizar.
•    Não é correto achar que todo o surdo faz leitura labial, ele precisa ser ensinado e treinado para isso.
•    Falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exageros, usando a velocidade normal, a não ser que ela peça para falar mais devagar.
•    Jamais grite isso nunca adianta.
•    Para chamar atenção de um surdo ao entrar em um ambiente toque no interruptor apagando e acendendo a luz rapidamente.
•    Se estiver num lugar publico acene para ele e se aproxime.
•    Posicionar-se e falar diretamente com o surdo não de lado ou atrás dela. Qualquer movimento com a cabeça que esconda seus lábios vai dificultar a comunicação.
•    Quando falar com uma pessoa surda, tentar ficar num lugar iluminado. Evitar ficar contra a luz (de uma janela, por exemplo), pois isso dificulta a visão do rosto.
•    Se souber alguma LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais , tentar usá-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisará. De modo geral, as tentativas são apreciadas e estimuladas.
•    Nós ouvintes percebemos pela tonalidade da voz os sentimentos, por isso use sua expressão facial para demonstrar esses sentimentos (alegria, tristeza, espanto) enquanto se comunica com uma pessoa surda.
•    Se durante a conversa você desviar o olhar ou virar-se o surdo pode entender que a comunicação terminou. Se ela realmente tiver terminado é importante  que você avise.
•    Um surdo oralizado geralmente não  tem uma boa dicção. Geralmente, os surdos não se incomodam de repetir se você não entender o que ele disse.
•    Quando o surdo estiver acompanhado de um intérprete, fale olhando para ele, não para o intérprete.
•    Alguns surdos podem não conhecer a LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais por usarem sinais próprios geralmente  desenvolvidos com a família . Fique calmo, concentre-se  e continue tentando uma comunicação.

Os  surdos são pessoas que têm direitos, sentimentos, medos, sonhos, expectativas como todos. Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.