Vídeos, animações e games são ferramentas para inserção do surdo ao mundo do trabalho

Surdo_Cidadão_-_21_de_janeiro_de_2015

Inovação, interação e engajamento não são apenas expressões contemporâneas, mais que isso apontam para ferramentas que precisam ser aplicadas para que se garanta eficiência na transformação positiva de uma realidade social. Por isso o projeto Surdo Cidadão vem utilizando vídeos, animações e games, dentro das redes sociais, para garantir que aquelas palavras tragam resultados práticos na divulgação do tema Mundo do Trabalho para a Comunidade Surda.
Hoje redes sociais como o Facebook, YouTube, Twitter e Instagram vêm sendo utilizadas sistematicamente pela Comunidade Surda, por isso foram elas as escolhidas pelo projeto para suas ações. Só no último trimestre, de julho a setembro últimos, chegamos à marca de 1,8 milhões de usuários na internet, especificamente no Facebook.
Para o YouTube estão programados, ao longo do projeto, a publicação de uma série de vídeos e animações voltadas à temática central Mundo do Trabalho. Entre os principais títulos destacamos: Mercado de Trabalho; Ambiente de Trabalho para Surdos; Casa Própria; Crédito, Compra e Pagamento; Cultura Surda para Ouvintes; Habilitação para Surdos; Libras o Trabalho; Organização no Ambiente de Trabalho; Salário, Rescisão e Direitos; Segurança no Trabalho (EPIs); INSS Acidentes, Aposentadoria e Licença Maternidade; Setor Serviços; Setor Comércio; Setor Indústria. Todos eles são compartilhados com seus links também no Twitter e no Facebook.
Além disso o Surdo Cidadão adapta jogos (games) tradicionais para a temática dos surdos. Já publicamos no Facebook o game Jogo da Memória (facebook.com/games/jogomemorialibras/) com quase 1mil usuários, e está em fase final para publicação o game Forca, também direcionado ao Mundo do Trabalho.
Os Canais do Projeto Surdo Cidadão nas Redes Sociais e seus respectivos endereços são Facebook (facebook.com/SurdoCidadao), YouTube (youtube.com/user/SurdoCidadao ), Twitter (@surdocidadao ) e Instagram (surdocidadao)
O Projeto Surdo Cidadão, iniciativa do Instituto Consultor Social, com o patrocínio da Petrobras, dentro de seu programa de responsabilidade socioambiental, promove a Cidadania do Surdo, por meio de vídeos, animações e jogos, focados especificamente para interpretar e aprofundar, da perspectiva da Cultura Surda, as principais questões que envolvem o Mundo do Trabalho para o Surdo.

cabeçalho grande libras